GALERIA

Conheça a Praia de Enxu Queimado:

Saindo de Gostoso, a primeira parada é em Tourinhos, com suas falésias de dunas petrificadas, formação que tem cerca de 2.500 anos.   Mais a frente você conhecerá a Praia do Varame, dos Morros e chegará a Praia do Marco, onde se encontra a réplica do Marco Colonial português mais antigo das Américas. 

Dizem alguns historiadores, que os Portugueses chegaram ao Brasil, primeiramente, nesta praia.

Em seguida chegamos a Praia de Enxu Queimado, uma Belíssima Praia com uma vila de pescadores.

Significado do nome: No começo dos anos 50 havia um trecho de praia do litoral potiguar que era defendida pelos seus habitantes com unhas e dentes. Mas esses seres dominantes não tinham nem unhas nem dentes. Tinham ferrão. Eram as abelhas.
As abelhas eram um desafio e não deixavam ninguém em paz, nas imediações da orla. Elas faziam enxus nas pedras e nos coqueiros e eles se multiplicavam cada vez mais.
Até que alguém teve a ideia de queimar os enxus, para diminuir o número das abelhas e por consequência terem acesso a Orla da Praia. Muita gente foi contra por conta do mel que era farto, mas os pescadores venceram, fizeram queimadas constantes e as abelhas se renderam ao homem.
Com o tempo os pescadores começaram a abandonar suas casas em Canto de Baixo (que pertencia ao município de São Bento do Norte) e transformaram as choupanas que haviam sido construídas nas Orlas em suas casas.
O local passou a ser conhecido como a praia dos Enxus Queimados, pois durante muito tempo a ação do homem continuou sendo vista.

E as abelhas que apareciam, tinham o mesmo destino.
Para simplificar a linguagem, o plural foi transformado em singular, e é aí que começa Enxu Queimado, hoje distrito de Pedra Grande e já com a mesma população da sede do município. (Parte deste texto é de autoria do Blog Noticias de Enxu Queimado)

 - Duração do Passeio para  Enxu Queimado: 4 horas

 

 - Valor do Passeio = R$300,00

   

Obs.: Os valores descritos acima é para no mínimo 1 passageiro e máximo de 4 por veículo (Bugre).

Recomendações: Roupas de banho, Protetor Solar e poucos objetos pessoais.